Blog Vibramol blog Engrenagens helicoidais X Engrenagens retas

Engrenagens helicoidais X Engrenagens retas


As engrenagens são peças extremamente importantes no funcionamento de variadas máquinas atuantes no setor industrial.

Sendo assim, é fundamental se atentar qual a mais adequada na hora de fazer o projeto e otimizar o funcionamento da máquina.

As engrenagens têm como objetivo transmitir o movimento, de um eixo rotativo a outro, o que configura uma rotação motora através de dois cilindros.

Ao contrário da correia de transmissão, não acontece nenhum deslize, por isso que é seguro.

Existem vários tipos de engrenagens no mercado. Neste artigo, vamos analisar a aplicação da engrenagem helicoidal e da engrenagem reta.

Boa leitura!

Engrenagem helicoidal

A engrenagem helicoidal é capaz de proporcionar um trabalho eficiente e produtivo, pois possui importantes características de aplicação.

O funcionamento dessas engrenagens ocorre graças aos dentes, que são cortados de maneira a formar ângulos com a face da engrenagem. Uma vez que a superfície sobre a qual os dentes são feitos é cilíndrica, os dentes tomam a forma de uma hélice.

Essas engrenagens são normalmente utilizadas para sistemas mecânicos de alta velocidade e alta potência.

O engate feito de maneira gradual na engrenagem helicoidal é o que permite uma atuação suave e silenciosa, se comparadas às engrenagens de dentes retos, por exemplo. Elas podem ser comumente encontradas em transmissões de carros, por exemplo.

Vantagens da engrenagem helicoidal

A principal vantagem da engrenagem helicoidal está na sua operação silenciosa. Isso acontece porque os dentes se engatam um pouco de cada vez, em vez de toda face ao mesmo tempo.

Além disso, as engrenagens helicoidais podem lidar com mais carga do que as engrenagens retas, pois o dente da engrenagem é efetivamente maior, uma vez que está posicionado diagonalmente.

Engrenagem reta

A maioria das engrenagens que vemos é reta.

É possível identificar uma engrenagem reta por seus dentes, que são projetados radialmente e são paralelos ao eixo da engrenagem. Os dentes de uma engrenagem helicoidal são exatamente perpendiculares às suas faces planas.

Sua aplicação é feita em projetos simples, onde o ruído não é tão importante, como aplicações de robótica, máquinas-ferramentas etc.

Vale lembrar que ela garante uma transferência de energia mais eficiente e aplicações de baixa velocidade.

Vantagens da engrenagem reta

As engrenagens retas são mais simples, ou seja, são mais fáceis de projetar e fabricar. Além disso, ela é mais eficiente quando comparada às engrenagens helicoidais do mesmo tamanho.

Como outra vantagem, a engrenagem reta também é mais fácil de montar.

Como vimos, as engrenagens retas e helicoidais são usadas em todos os lugares.

Elas devem ser usadas para facilitar a simplicidade e a eficiência. Por outro lado, a engrenagem helicoidal deve ser considerada para aplicações lisas de alta potência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post