Blog Vibramol blog Tipos de Molas e suas diferenças

Tipos de Molas e suas diferenças

Tipos de Molas e suas diferenças

Em geral, qualquer elemento mecânico pode ser considerado uma mola, afinal, este proporciona com que uma máquina possa funcionar adequadamente. Existem inúmeros tipos de molas, com materiais diversos e funcionalidades em todos os tipos de aparelhos disponíveis no mercado.

De acordo com a sua funcionalidade e aplicação ele tem características específicas com tamanhos e formas diferentes para atender da melhor maneira. Com isso em mente, separamos um material voltado para que conheça vários tipos de molas e suas diferenciações.

Aproveite a leitura!

Conheça os tipos de mola do mercado

As molas são objetos flexíveis muito utilizados em diversos mecanismos para proporcionar impulso ou mesmo resistência. Com isso, é preciso conhecer suas características e o que as difere para que entenda de fato sua aplicação. Confira abaixo:

Molas helicoidal de compressão

São molas muito conhecidas por seu desempenho, com o diâmetro enrolado de forma constante. Sua funcionalidade é simples, quando comprimida, a mola acaba reduzindo o comprimento da mola. Como exemplo prático desse tipo de molas temos aquelas muito utilizadas em canetas, com isso, podem ser encontradas em diversos tamanhos.

Molas helicoidal de tração

Fora as espirais, essa mola conta com ganchos nas extremidades conhecidos como olhais. Essa estrutura em si funciona esticando para aumentar seu comprimento. Ao final do trabalho ela retorna ao seu estado de repouso. Como exemplo temos as maquinas de exercícios físicos, entre outros.

Molas helicoidal de torção

Essa versão de mola além da espiral normal possui duas “hastes” que servem como alavancas para que a torção do material seja realizada. Durante o funcionamento, a mola sofre uma pequena deformação após ser aplicada a força necessária para sua utilização. Como exemplo temos as molas encontradas em pregadores de roupa.

Mola Espiral/ Fita

Essa faz parte das molas planas, essas que o material utilizado pode ser uma fita uma fita plana ou mesmo outro objeto. Essas são feitas enrolando esse material retangular para criar a elasticidade. A mola espiral em sua ativação armazena uma certa quantidade de energia e pode liberá-la de forma constante. Muito usado em relógios, entre outros objetos.

Mola para retentor

A sua função no retentor é basicamente compensar a carga radial de força que é exercida pelo eixo como vedação. O seu comprimento varia de acordo com o tamanho do retentor, mas o seu formato é diferente dos demais acima, sendo uma mola círculo. Como exemplo prático essas molas são muito utilizadas na indústria automobilística.

Acima pode conhecer um pouco mais do mundo das molas e como são importantes para o mecanismo de diversos equipamentos. A Vibramol é uma empresa especializada na fabricação de molas para diversas funcionalidades. Estando a mais de 25 anos no mercado para suprir as necessidades do público em geral. Se deseja conhecer mais continue acompanhando o nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post