Blog Vibramol blog Rastreabilidade: o que é, benefícios, tipos e como aplicar na sua indústria

Rastreabilidade: o que é, benefícios, tipos e como aplicar na sua indústria


Atualmente, com clientes cada vez mais exigentes, as empresas precisam investir em tecnologias e soluções que possam garantir uma maior transparência dos processos e controle dos produtos que os consumidores estão adquirindo. Dentro desse contexto, o conceito da rastreabilidade torna-se fundamental.

A rastreabilidade consiste na capacidade de rastrear determinado objeto, sabendo sua localização e identificando todo o seu histórico, desde a sua origem como matéria-prima até se tornar um produto e ser distribuído.

Sendo assim, no ambiente industrial, a rastreabilidade é imprescindível para identificar as origens de um produto, manter um padrão de qualidade e ter um maior controle para atender a demanda de forma eficiente. Acompanhe nosso post abaixo para ficar por dentro de um assunto que pode ser o diferencial competitivo para sua indústria!

O que é rastreabilidade? 

Como dissemos acima, a rastreabilidade pode ser definida como a habilidade de rastrear algo. Em uma indústria, o termo é usado para identificar a localização atual de um item, bem como toda a sua trajetória, desde a origem da matéria-prima, processo de fabricação até se tornar um produto completo final.

Geralmente, a rastreabilidade é feita através do uso de códigos, como o código de barras. Dessa forma, você pode ter dados sobre um determinado produto e saber como, onde, quando e por quem ele foi fabricado, independente do tempo.

Com isso, além de ter um maior controle de sua cadeia produtiva, a rastreabilidade garante uma visualização completa de todo o processo para os seus clientes, o que melhora a imagem e o valor da sua empresa no mercado.

Quais são os benefícios da rastreabilidade? 

A rastreabilidade dos seus produtos e materiais proporcionam inúmeros benefícios diretos e indiretos para as indústrias. Selecionamos abaixo as principais vantagens da prática:

Agilidade na correção de erros 

Com o acesso às informações sobre os produtos em tempo real, no caso de algum imprevisto, é possível encontrar a causa do problema e realizar o recolhimento dos itens com mais facilidade e agilidade, minimizando prejuízos.

Otimização de processos 

Com a rastreabilidade você também pode otimizar os seus processos, pois é possível entender onde e quando ocorrem os problemas e atrasos para uma tomada de decisão mais segura, baseada em dados mais concretos. Assim, com um melhor entendimento do seu desempenho, você pode gerenciar melhor seu fluxo de materiais.

Redução de custos operacionais 

Ao ter uma visão completa de como funciona a sua cadeia produtiva, a rastreabilidade também garante a rápida identificação da origem dos prejuízos para que você possa fazer as correções necessárias o mais rápido possível.

Reputação no mercado

Investindo na rastreabilidade, sua empresa passa mais confiança para os seus clientes e, consequentemente, sua marca ganha mais valor e credibilidade no mercado, o que se torna um diferencial em meio à concorrência.

Por exemplo, os prejuízos de um defeito ou recall não são apenas financeiros, mas uma das consequências mais graves é a repercussão negativa da marca do mercado, que é percebida pelo consumidor.

Tipos de rastreabilidade 

Acompanhe abaixo quais são os tipos de rastreabilidade os mais comuns:

Rastreabilidade interna 

Na rastreabilidade interna, temos sistemas automatizados que geram código de barras para identificar as informações do produto, desde sua matéria-prima até o final do processo produtivo, sistemas para acompanhar seus ativos (como máquinas e equipamentos), lotes e embalagens terciárias e andamento dos procedimentos em tempo real.

Rastreabilidade externa 

A rastreabilidade externa diz respeito ao controle das compras e fornecedores, bem como a expedição e o rastreio do produto ao enviá-lo para o transportador. Com isso, sua empresa é capaz de informar ao cliente o status da entrega e até o seu prazo de chegada.

Como aplicar a rastreabilidade na sua indústria? 

Acompanhe abaixo algumas dicas de como começar a implantar a rastreabilidade na sua indústria:

Gerenciamento dos ativos

Os ativos são os bens físicos que uma empresa possui e consegue controlar, como equipamentos, máquinas, ferramentas, entre outros. Ao começar a rastrear os seus ativos, os gestores podem ter uma localização exata dos maquinários e avaliar a disponibilidade de cada um, e até identificar uma possível irregularidade, realizando as manutenções mais preventivas necessárias para diminuir o risco de interrupções.

Automação da produção

A rastreabilidade da produção pode ser feita através de sistemas, como etiquetas RFID e os códigos de barras, que auxiliam e registram a evolução de um produto específico. Assim, você pode acompanhar o desempenho e as necessidades de cada processo e realizar as melhorias necessárias, evitando falhas e desperdícios.

Logística

Com certeza a logística é uma das áreas mais beneficiadas com a rastreabilidade. Você pode usar os códigos de barras ou etiquetas RFID em paletes, caixas e containers, identificando os materiais e controlando a movimentação dos produtos, inclusive as baixas durante os processos produtivos ou vendas, o que também ajuda a evitar perdas, furtos e extravios.

Outro exemplo da rastreabilidade na logística é o monitoramento dos pedidos em distribuição. Como cada item é identificado com os códigos de barras, o cliente pode acompanhar toda a entrega.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post