Blog Vibramol blog Processos encontrado na fabricação de molas

Processos encontrado na fabricação de molas

Processos encontrado na fabricação de molas

Em diversos equipamentos podemos encontrar as molas mecânicas, afinal, elas proporcionam a elasticidade necessária para aquele procedimento e são extremamente fundamentais para sua execução. Este dispositivo armazena energia mecânica quando enrolado, mesmo que todos conheçam o que é uma mola e sua funcionalidade, poucos conhecem como é sua fabricação.

Pensando nisso, separamos um material voltado para que saiba mais sobre os processos de fabricação das molas. Então, acompanhe abaixo para não perder nada!

Como são feitas as molas?

O processo de fabricação das molas é bem simples, variando alguns aspectos de acordo com a mola, mas em geral é algo tranquilo. As molas são feitas de fios ou tiras de carbono em um estado recozido. E esse material passa por alguns processos antes de se tornar uma mola, conheça os processos que esse material deve passar:

  • Enrolamento;
  • Tratamento térmico;
  • Moagem;
  • Revestimento;
  • Acabamento.

 

Agora, vamos destrinchar esses tópicos para que conheça melhor os processos de fabricação:

Enrolamento

Como o próprio nome sugere, este é um processo fundamental quando tratamos de molas em geral. É necessário que o seu corpo tenha esse trabalho de ao ser esticado retornar ao tamanho normal, proporcionando assim, a energia mecânica necessária para os equipamentos.

Primeiramente, o fio é colocado em uma máquina semiautomática que irá endireitar o fio e em seguida é iniciado todo o processo de enrolar na bobina da forma que a empresa desejar. E por fim o fio é cortado e todo o procedimento começa de novo.

Tratamento térmico

Depois que temos a mola pronta ela precisa passar por um tratamento térmico para ter um alívio de tensão na peça. Esse processo proporciona que a mola retenha memória e, assim, seja elástica. Ou seja, quando colocada sob estresse, a mola consegue ter a memória para retornar ao seu estado de origem.

Nesse processo, o fabricante deve manter a mola em uma temperatura específica de acordo com o seu tamanho. Em geral, o tratamento térmico pode ser realizado diversas vezes sendo revezado entre resfriamentos e outros processos, basta definir a temperatura correta nas configurações em conjunto com o tempo de duração.

Revestimento e acabamento

Finalizando o processo, temos o revestimento da mola que serve para que sua durabilidade e resistência sejam maiores, ou seja, esse processo final ajuda a controlar a erosão. Sendo assim, pode ser aplicada ao material o procedimento de passivação o revestimento é feito com adesivo líquido, zinco, cromo e entre outros.

Moagem

No caso das molas de compressão e helicoidais é necessário passar por um processo de retificação antes do revestimento, esse que tem como principal intuito retirar as extremidades das molas. Isso permite que ela fique de pé ao ser colocada na vertical sem que tenha qualquer oscilação.

Gostou do conteúdo de hoje? A Vibramol é uma empresa especializada na fabricação de todo tipo de mola para o mercado. Estamos trabalhando na área há mais de 25 anos para suprir as necessidades das empresas que precisam de molas para o desenvolvimento dos equipamentos com energia mecânica. Continue acompanhando o nosso blog para conhecer mais sobre o assunto!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post