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Just in Time: entenda o conceito e como ele pode ajudar na sua empresa


O “Just in Time”, que traduzido significa “no momento certo”, é uma prática que consiste em fazer com que a empresa produza na quantidade exata para atender a demanda, comprando matéria-prima no momento correto e entregando o produto no prazo estipulado.

A prática evita desperdícios e materiais encalhados no estoque, além de aumentar os lucros e melhorar a eficiência e agilidade operacional. Portanto, confira abaixo o que é Just in Time e como aplicá-lo na sua empresa.

Boa leitura!

O que é Just in Time?

O conceito Just in Time é uma expressão que pode ser traduzida como “hora certa” ou “momento certo”, sugerindo que a empresa compre as matérias-primas e produza a quantidade exata dos produtos para atender a demanda dos seus clientes dentro do prazo.

A filosofia Just in Time surgiu após a crise de 1929, que afetou o sistema de produção fordista, e os gestores da Toyota tiveram que desenvolver um modelo de gestão que reduzisse os custos e os estoques com mercadorias paradas.

Atualmente, a prática pode ser utilizada por empresas de todos os portes e segmentos, e em todas as etapas do processo produtivo para diminuir os estoques de toda a linha de produção, evitando desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.

Quais são as vantagens do Just in Time?

O principal benefício do Just in Time é certamente a agilidade do processo de produção e a redução de custos de estoque. Além disso, é possível identificar e corrigir diversos problemas na produção, desenvolvendo planos de melhorias constantes. Confira abaixo as principais vantagens de trabalhar utilizando a filosofia Just in Time:

  1. Maior giro de estoque;
  2. Melhor qualidade dos produtos;
  3. Redução de custos;
  4. Redução de riscos de manufatura;
  5. Redução de estoque (em processo e para produto acabado);
  6. Colaboradores com funções mais estratégicas.

Como funciona o Just in Time?

A filosofia Just In Time tem como base cinco elementos. Entenda a seguir sobre cada um deles:

  • Tempo de preparação: aqui é a etapa em que é necessário apenas produzir o suficiente, controlando o tempo para a máxima agilidade e priorizando a qualidade dos produtos, sempre buscando pontos de melhorias.
  • Colaboradores preparados: como o Just in Time é uma filosofia, é fundamental contar com profissionais qualificados e capacitados para lidar com essa produção sob demanda.
  • Layout: o layout da fábrica deve ser desenvolvido e organizado para o funcionamento do Just in Time, assim é necessário levar em conta todas as etapas do processo produtivo para que o mesmo seja otimizado ao máximo, desde a entrada da matéria-prima até o produto final.
  • Qualidade: por mais que o Just in Time tenha como objetivo agilizar os processos, é importante ressaltar que ele também aumenta a qualidade do produtos, sendo esse um ponto essencial para o sucesso da metodologia nas empresas.
  • Fornecedores: como a produção será feita de acordo com a demanda, aqui é imprescindível ter fornecedores que entendam essa forma de trabalhar para que possam atender às solicitações de materiais para que a empresa possa seguir com seu processo.

Quais são os cuidados ao implementar a filosofia Just in Time?

Primeiramente, é importante dizer que a metodologia Just in Time não deve ser aplicada em indústrias com pouca previsibilidade de demanda ou que tenha muitas oscilações. Afinal, a filosofia apenas atrapalharia ainda mais na organização!

Além disso, o Just in Time funciona mais em indústrias que possuem menos fornecedores, pois é possível conhecer melhor os mesmos e ter a certeza de que eles se adaptam ao estilo de produção e vão garantir estabilidade no fornecimento dos materiais. Caso contrário, sua produção pode ser paralisada por falta de matéria-prima, o que causaria só prejuízos e maiores custos.

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