Em todo o mundo é natural ter uma vasta quantidade de produção de aço, afinal, sua aplicação é feita por todo o mercado seja automobilístico, medicinal, cosmético, entre outros. A alta empregabilidade desse material causa essa demanda e o crescimento cada vez maior de utilidades.
A quantidade de carbono, cromo e níquel presentes nas estruturas de aço é um dos fatores que alteram completamente suas propriedades e, assim, a aplicação também muda. Conheça agora no artigo de hoje todas as diferenciações e particularidades desse material tão presente no nosso dia a dia.
Boa leitura!
Conheça mais sobre suas diferenciações
O aço em si é um produto indispensável no dia a dia, sendo uma liga metálica ferrosa com aplicação de carbono em geral. Existem outros materiais que são utilizados para uma melhora na sua condição e resistência. A composição de carbono presente nessas ligas fica entre 0,008 a 2,11%. Conheça agora todas as particularidades do aço:
Aço Carbono
Um dos mais conhecidos e utilizados seria o aço carbono tendo diversas aplicações, afinal, ele é basicamente uma liga metálica de ferro, carbono e outros elementos químicos em sua composição.
Isso é feito para aumentar sua resistência e aplicabilidade, ou seja, ao longo dos anos foram feitos testes de diferentes quantidades de carbono aplicados do ferro e, assim, foram criadas todas as composições existentes hoje.
Sendo assim, 80% da produção mundial é feita do aço carbono, afinal, sua liga metálica é uma das grandes descobertas da ciência quando o assunto é trazer mais aplicabilidade ao ferro.
Baixo carbono
Esse tipo de aço tem a quantidade de componentes de carbono em até 0,25%, isso faz com que tenha um baixo custo de fabricação. No entanto, a sua utilidade está mais para o uso em vigas, em serralheria e chapas industriais.
Médio carbono
Já o médio carbono possui de 0,35% até 0,60 desse componente tornando os objetos mais resistentes ao uso. Assim como, o teor de manganês é maior nesses casos, ou seja, quanto mais deste elemento químico maior é a têmpera de resfriamento mais brando. Sendo aplicado em diversos projetos estruturais.
Alto carbono
Diferentemente dos anteriores a quantidade de carbono em sua estrutura é maior chegando a ser acima de 0,61%. Já o teor de manganês também é mais alto, variando de 0,41% a 1%. A durabilidade nesse caso é maior tornando o material mais resistente e propenso a soldagens por exemplo.
Aço Inox 302 e Inox 316
A família do aço inox é extremamente vasta e com ela temos suas diferenciações para cada situação específica. Sua composição basicamente é feita de aço, cromo e níquel para que tudo de liga e seja mais resistente. Contando com uma maior durabilidade, o aço inox é muito utilizado na parte estética de objetos já que proporciona uma maior praticidade.
Conheça agora as propriedades de dois aços inox austenítico:
Iniciando com o aço inox 302, este sendo a melhor opção para a fabricação de molas industriais, com suas propriedades mais maleáveis. Assim como, tem uma alta resistência à corrosão. Sua aplicação é feita em outros materiais como telas metálicas e panos de arame.
Já o aço inox 316 possui uma alta resistência ao calor, tensões e corrosões, afinal, sua composição é feita com molibdênio, além do níquel e cromo já presentes. Sua aplicação pode ser feita em ambientes de cozinha, indústrias químicas e até mesmo em hospitais. Esse aço tem uma resistência maior do que o aço inox 304 e 304L.
Inconel
A superliga de níquel-cromo é uma das grandes inovações do mercado, tendo uma grande resistência. Sua composição muda de acordo com o ambiente que é introduzido, mas o seu elemento principal é o níquel e em segundo lugar temos o cromo.
Sua aplicação no mercado está especificamente voltada para indústria como em peças de caldeira, vasos de pressão para produtos químicos e até mesmo rotores de bombas. Tendo uma alta taxa de resistência mecânica e menores chances de rompimento quando condicionado a altas tensões é uma excelente escolha para trabalhos que exigem muito do material.
Hastelloy
Essa nada mais é do que uma liga de níquel que apresenta uma alta resistência à corrosão. Assim como, o Inconel, o Hastelloy também entra como uma superliga metálica, ou seja, tem uma alta resistência a temperaturas, tensões e a oxidação. Sua aplicação é feita no mercado com folhas, canos, barras e até mesmo fios.
Cada caso possui suas particularidades e aplicações diferenciadas, mas agora compreende como podem ser trabalhadas. Existem diversos outros que podem ser aplicados com maestria em diversos pontos da industrias, basta saber o tipo de material que precisa.
A Vibramol é uma empresa especializada na produção de molas para todo tipo de aplicação. Sendo assim, fazermos o uso de aço em nossos processos industriais é algo comum. Com qualidade e comprometimento entregamos o melhor para você com aço de qualidade.
Para conhecer mais do nosso trabalho pode entrar em contato. E para estar sempre por dentro das novidades continue acompanhando o nosso blog.