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Análise SWOT: entenda o que é e como aplicar na sua indústria


A análise SWOT é uma das ferramentas que contribuem para uma melhor gestão empresarial, sendo extremamente importante na elaboração de planejamentos estratégicos.

Portanto, se você quer ter um crescimento sustentável da sua indústria, acompanhe nosso post e entenda o que é e como aplicar a análise SWOT no seu negócio. Confira!

O que é análise SWOT?

A análise SWOT (também conhecida como FOFA no Brasil) é uma ferramenta de administração que tem como objetivo listar todos os pontos fortes, fracos e ameaças de uma empresa. A partir disso, é possível elaborar um plano de ação eficiente para reduzir os riscos e aproveitar todas as oportunidades.

O termo SWOT vem do inglês e significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT funciona da seguinte maneira na indústria:

  • Forças: a força consiste nos pontos fortes. Ou seja, as características positivas que favorecem a sua indústria. Ela pode ser, por exemplo, o reconhecimento da marca da empresa, o bom atendimento e até a qualificação da equipe.
  • Fraquezas: são os pontos fracos. Nela, estão as características negativas ou desafiadoras, que podem prejudicar a atuação da sua empresa, como por exemplo, a falta de organização interna, de mão de obra qualificada e problemas de gestão.
  • Oportunidades: oportunidades que podem ser aproveitadas e indicam perspectivas de crescimento para a indústria. Exemplos: aumento do poder aquisitivo, tendência de queda dos juros, entre outros.
  • Ameaças: aspectos que podem colocar em risco a sobrevivência e o crescimento da organização, como por exemplo, o endividamento da população, nova tributação criada pelo governo, entre outras.

Como aplicar a análise SWOT na sua indústria?

Acompanhe abaixo as perguntas que você deve responder para identificar os verdadeiros pontos fortes e fracos da sua indústria, bem como as oportunidades e as ameaças do seu negócio.

Strengths (pontos fortes)

Quais são os verdadeiros pontos fortes da sua indústria? Para responder a essa questão é importante deixar o otimismo de lado e lidar com os fatos. Aqui é interessante fazer uma pesquisa com seus fornecedores ou parceiros que atuam diretamente com a empresa. Alguns exemplos de pontos fortes são:

  • Produto de alta qualidade;
  • Produto com melhor custo-benefício;
  • Atendimento de excelência;
  • Equipe motivada, com alta produtividade;
  • Ativos importantes como máquinas e imóveis;
  • Boa localização;
  • Bons fornecedores;
  • Bons processos.

Weaknesses (pontos fracos)

Quais são os verdadeiros pontos fracos da sua indústria? Aqui, a pergunta deve ser respondida para identificar os pontos que podem ser melhorados dentro da sua indústria. Quanto mais pontos fracos você reconhecer, mais você pode trabalhar para melhorar seu desempenho. Alguns exemplos de fraquezas são:

  • Equipe mal treinada ou desmotivada;
  • Falta de organização dos processos;
  • Sistemas de gestão que não atendem às necessidades da indústria;
  • Falta de padronização no processo produtivo;
  • Ausência de controle da qualidade no processo produtivo;
  • Perdas no processo produtivo;
  • Falta de controle no estoque.

Opportunities (oportunidades para o negócio)

Quais são as verdadeiras oportunidades para sua indústria? O intuito da pergunta é entender as oportunidades disponíveis para a empresa e aproveitá-las em sua estratégia.  Alguns exemplos de oportunidades são:

  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Expansão da carteira de clientes e segmentos atendidos;
  • Incentivos governamentais para o seu setor e clientes;
  • Mudanças no planejamento tributário;
  • Novas tecnologias disponíveis;
  • Crescimento da economia;
  • Investimentos externos;
  • Ampliação de crédito dos seus potenciais clientes.

Threats (ameaças para o negócio)

Quais são as verdadeiras ameaças para sua indústria? Para responder a essa questão, você precisa ter um conhecimento profundo do mercado, do seu modelo de negócios e de seus concorrentes. Alguns exemplos são:

  • Novos e maiores concorrentes;
  • Perda de colaboradores estratégicos e importantes;
  • Mudança de leis e tributos;
  • Falsificação dos seus produtos;
  • Mudanças cambiais marcantes;
  • Mudanças nas leis de importação e exportação;
  • Fim de incentivos governamentais.

E então, ficou mais claro para você como aplicar a análise SWOT para indústrias?

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