Seu objetivo principal é fazer a descrição da carga transportada, para assim facilitar a identificação das mercadorias embaladas. O romaneio nada mais é do que um documento que lista informações sobre a carga na entrega do carregamento.
Desse modo, o seu objetivo é trazer praticidade para identificar qualquer tipo de mercadoria dentro do lote. Sabendo disso, conheça mais sobre este documento e como ele pode transformar a sua empresa. Nesse artigo separamos as informações mais relevantes para que entenda esse método de otimização de entregas.
Boa leitura!
O que é o romaneio?
O romaneio de carga é também conhecido como Packing list em inglês, é um importante documento que serve para dar suporte aos processos de entrega e controle de mercadorias como citado acima. Esse procedimento facilita tanto em comprovações da carga como no embarque e desembarque da carga.
Na maioria das operações de transporte o romaneio não é obrigatório, no entanto, existem ressalvas para duas situações. Como quando a carga transportada é perigosa, como líquidos inflamáveis, remédios ou produtos que causam algum tipo de contaminação. Ou em outra situação, que seria quando a carga é transportada para o exterior, ou seja, internacionalmente.
Diferenças entre romaneio e manifesto eletrônico
Ambos os documentos trazem mais segurança e confiança dentro das empresas, mas ainda possuem nuances de diferenciações em seus procedimentos.
Enquanto o romaneio é uma listagem e descreve os conteúdos de uma carga, contando como comprovantes fiscais. O manifesto é um documento feito para cargas em que seus itens tenham mais de um destinatário dentro do mesmo veículo.
Mesmo não possuindo uma relação direta, os documentos são necessários para trazer praticidade e rapidez nas entregas.
Vantagens de se usar o Romaneio
Há diversos benefícios em se implantar esse tipo de documento na sua empresa! Conheça agora alguns dos principais motivos para ajudar no crescimento da sua instituição.
Além de proporcionar agilidade e precisão para conferir as notas fiscais e a carga em si que chegou ou foi transportada. Auxilia também na “prestação de contas” por parte do motorista que transporta essa carga, contribuindo para que não haja falhas ou furtos na entrega. O motorista ainda possui um papel chave nesse método, afinal, é o responsável pela carga, checagem da mercadoria e recebimento de notas fiscais.
Embora não seja um componente obrigatório nas empresas, o romaneio possui um grande benefício na diminuição das trocas e erros nos lotes. Resultando assim em uma melhor qualidade nos serviços prestados pela instituição, demonstrando para os clientes mais organização e preocupação com a entregas.
E como funciona?
Não existe um modelo padrão para esse documento, mas algumas informações são essenciais que estejam presentes. Conheça agora o que precisa conter no seu documento para que ele cumpra com o seu papel de otimização:
- Quantidade total da carga;
- Marcação dos volumes;
- Tipo de embalagem para transporte (caixa de papelão, madeira);
- Notas fiscais;
- Peso (liquido ou bruto);
- Dimensões por mercadoria;
- Volume total do carregamento.
Esse documento pode ser feito de forma manual, com planilhas de planejamento ou de forma automática com um sistema pré-programado para a função. A segunda opção é a mais viável, já que evita falhas humanas e proporciona mais agilidade e confiança.
Portanto, o romaneio vem para auxiliar em uma melhora significativa no processo de transporte de mercadorias. Gostou? Não deixe de acompanhar o nosso blog para conhecer mais sobre sistemas otimizados para melhorar o desempenho da sua empresa!