Atualmente, as ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente são temas que têm ganhado cada vez mais espaço em discussões, principalmente no setor industrial. Isso porque atividades industriais descontroladas podem acarretar prejuízos enormes ao nosso ecossistema.
No post de hoje, vamos apresentar algumas práticas de sustentabilidade industrial que podem ser adotadas em sua organização.
Além de ajudarem a reverter os impactos negativos causados pela atividade da indústria, elas são um diferencial para empresas que buscam mais valorização, competitividade e inovação.
Boa leitura!
1.Descarte os resíduos de forma correta
O descarte dos materiais é um dos grandes desafios para a sustentabilidade industrial. Isso porque os processos realizados dentro de uma indústria geram uma enorme quantidade de lixo todos os dias, que não podem ser descartados de qualquer jeito.
Daí a importância de realizar a seleção e separação de todos os resíduos para a destinação correta de cada um deles. Afinal, alguns podem ser tóxicos e precisam de tratamentos especiais antes mesmo de serem entregues para os serviços competentes de limpeza.
2.Realize a manutenção constante dos equipamentos
A realização de manutenções preventivas e preditivas dos equipamentos de uma indústria são práticas essenciais para promover a sustentabilidade de sua organização.
Afinal, maquinários antigos consomem muito mais energia, falham mais vezes e geram muito mais resíduos e desperdícios, causando mais danos ambientais. Sendo assim, certifique-se de que todos os seus equipamentos estão com a manutenção em dia. Além disso, é uma forma de melhorar a produtividade de suas atividades e reduzir custos e tempo com o reparo das máquinas.
3.Prefira materiais reciclados
Além de reciclar as embalagens, por exemplo, para reduzir os custos e gerar mais lucro, é importante optar por matérias-primas recicladas. Sendo assim, verifique a possibilidade de fechar parcerias com fornecedores que tenham essa responsabilidade ambiental e que trabalhem com materiais originários de reciclagem.
4.Reutilize a água ao máximo nos processos industriais
A água é um recurso muito utilizado durante as atividades industriais. Portanto, a dica aqui é tentar reaproveitá-la ao máximo, assumindo a responsabilidade de tratar a água para usá-la em mais de uma etapa.
Uma das opções mais comuns adotadas em indústrias é a instalação de um sistema que permite o armazenamento de água das chuvas em reservatórios ou caixas d’água, que possibilitam o reuso dessa água para lavagens, limpezas em geral e até mesmo em alguns processos de produção.
Ao investir na reutilização da água, além de ajudar a preservar o meio ambiente, é uma forma eficiente de reduzir a conta de água no fim do mês e os custos operacionais.
5.Implemente uma cultura sustentável
Por último, é imprescindível que os gestores trabalhem para a implementação de uma cultura sustentável na indústria, que seja adotada por todos os colaboradores da equipe. É importante envolver o time em todas as ações para que os valores ambientais sejam absorvidos e praticados por todos.
Como vimos acima, a sustentabilidade industrial deve ser inserida cada vez mais na rotina diária de todas as indústrias para uma operação mais consciente e responsável.