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Gestão de qualidade eficiente na indústria: como ter uma?


Ter uma gestão de qualidade é essencial para a produção de produtos de excelência, bem como o aumento na produtividade e rentabilidade da sua indústria, o que garante uma boa imagem da sua empresa no mercado.

No post de hoje, você vai entender como ter uma gestão de qualidade eficiente para prestar um ótimo atendimento ao cliente e se destacar em meio à concorrência para alcançar os melhores resultados. Acompanhe!

O que é gestão de qualidade?

O conceito de gestão de qualidade surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial, quando as empresas buscavam novas estratégias para se reerguer, depois do conflito que durou mais de meia década e devastou a economia.

Assim, as indústrias estavam procurando novos modelos de produção que possibilitassem um crescimento rápido e contínuo. A princípio, a gestão de qualidade estava ligada a aspectos técnicos de produção, como gastos, prazos e características gerais do produto entregue. Porém, a ideia foi evoluindo até englobar outros fatores importantes, como análise e inspeção.

Hoje em dia, podemos dizer que a gestão de qualidade é uma estratégia desenvolvida com o intuito de otimizar a operação de uma empresa para que ela atenda melhor aos seus clientes, seja na qualidade do que está sendo produzido, bem como no sucesso nas entregas.

Ao investir em uma boa gestão de qualidade é possível ter inúmeros benefícios, como:

  • ela melhora o desempenho da empresa;
  • permite a implementação de melhores práticas;
  • melhora a consistência dos produtos;
  • aumenta a produtividade;
  • transforma a rentabilidade do negócio e ajuda;
  • melhora a comunicação interna.

Quais são os oito pilares da gestão de qualidade na indústria?

Confira abaixo quais são os pilares que você precisa trabalhar para conseguir ter uma gestão de qualidade eficiente na sua indústria:

  1. Foque no cliente

O foco no cliente é o primeiro requisito para proporcionar a satisfação e fidelização do cliente, o que consequentemente é a base para que sua indústria seja bem-sucedida. Afinal, não adianta ter vários processos de controle de qualidade se, ao final, você não entrega exatamente o que o cliente precisa, não é mesmo?

Portanto, procure conhecer as necessidades dos seus clientes para oferecer a solução assertiva, além disso, crie uma estratégia para solicitar feedbacks e ouvir diretamente dos clientes quais são suas expectativas e como sua empresa pode melhorar.

  1. Tenha uma liderança proativa

Ter uma liderança proativa, que oriente os colaboradores e preste um suporte completo, garante altos níveis de desempenho e engajamento durante a realização das atividades. Sendo assim, capacite seus líderes para que possam dar uma direção a seu negócio, assegurando que cada projeto tenha metas e objetivos claros.

  1. Invista em melhoria contínua

A melhoria contínua é um dos fatores responsáveis pelo aumento no desempenho da indústria. Para isso, avalie os processos para entender quais otimizações podem ser feitas a fim de elevar os índices de eficiência e a qualidade de seus produtos ou serviços.

  1. Tome decisões baseadas em fatos

Em um mercado tão competitivo, você precisa tomar decisões com base em dados e fatos concretos. Portanto, invista em ferramentas de análises para obter relatórios, métricas e indicadores para entender como fazer a implementação de uma gestão de qualidade efetiva.

  1. Tenha uma boa relação com seus fornecedores

Sabemos que os fornecedores são um pilar fundamental do seu negócio. Por isso, crie uma comunicação efetiva e um relacionamento saudável para uma parceria de sucesso.

Para isso, várias ações podem ser postas em prática, como criação de canais de comunicação para feedbacks contínuos, monitoramento de pedidos e ofertas etc.

  1. Tenha visão sistêmica

Ter uma visão sistêmica é o que fará você ver sua organização como um todo, de forma a analisar os fatores internos e externos, para reestruturar e otimizar os processos, melhorando a produtividade das tarefas.

  1. Gerencie por processos

Como citado acima, a visão sistêmica também permitirá um melhor gerenciamento dos recursos e atividades da indústria, já que você conhecerá como tudo funciona e como as pessoas trabalham.

  1. Conscientize todos os seus colaboradores

O último pilar de uma gestão de qualidade é o envolvimento dos seus colaboradores com as metas, estratégias e resultados no cotidiano. Isso porque quanto mais eles estiverem satisfeitos e felizes com sua equipe e empresa, melhor será o comprometimento e os resultados das atividades.

Por exemplo, uma forma de conscientizar e capacitar os profissionais é oferecer cursos de especialização, que melhorarão sua performance no dia a dia.

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