A indústria de transformação trata-se de um setor central na atividade econômica brasileira, ou seja, ela abrange a maior parte das atividades desenvolvidas no setor industrial.
Trata-se de uma nomenclatura utilizada para classificar os sistemas de produção que transformam um elemento em outro, ou seja, uma matéria-prima em um bem.
Para isso, as indústrias possuem atividades de transformação física, química e biológica de materiais, substâncias e componentes para obtenção de novos produtos.
Este tipo de indústria é um dos maiores geradores de empregos e de novas perspectivas ao mercado.
Quer entender como funciona a indústria de transformação e os impactos dela? Então, confira nosso post de hoje. Boa leitura!
O que é indústria de transformação?
A indústria de transformação é aquela que transforma a matéria-prima, obtida na natureza, em produtos finais ou intermediários para outra empresa do mesmo segmento. Essa transformação pode ser de caráter físico, químico ou biológico.
Essa matéria-prima pode ser considerada aquilo que é resultante de atividades agrícolas, florestais, de mineração, da pesca e até mesmo os produtos de outras atividades industriais.
Alguns exemplos são as indústrias que transformam aço em máquinas e ferramentas, a fabricação de bens de consumo como automóveis e roupas, a produção de celulose para a produção de papel, a produção agroindustrial que transforma cana em açúcar, entre outras.
Fora dessa classificação, existem as chamadas indústrias extrativas. Estas são aquelas que se dedicam à extração de minerais em estado natural, como as companhias e refinarias de petróleo.
Dessa maneira, a indústria de transformação pode ser dividida em indústria de base e bens de consumo.
A indústria de base transforma a matéria-prima com o intuito de servir a outras empresas para novos processos, como metalúrgicas, mecânicas, entre outros. Já a de bens de consumo fabrica os produtos finais, que são comercializados para os consumidores finais.
Como funciona a indústria de transformação?
Segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), existem 24 tipos de grupos de atividades que caracterizam a indústria de transformação. Segue abaixo as principais:
- Indústria de alimentos;
- Indústria de bebidas;
- Indústria de plásticos e borracha;
- Indústria metalúrgica;
- Indústria química;
- Indústria têxtil;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria automobilística;
- Indústria de máquinas e equipamentos.
Vale ressaltar que, geralmente as atividades de transformação são desenvolvidas em fábricas e plantas industriais, com o auxílio de máquinas e equipamentos.
Porém, a atividade manual, como a artesanal, mesmo desenvolvida em domicílio, também pode ser considerada como parte da indústria de transformação.